IT'S A WRAP - MODALISBOA FW 19/20

Por Figura de Estilo - 18:36


No passado dia 7 começou a mítica Fashion Week (até fizemos um post com os essenciais, para que tivesse a melhor experiência possível), e as novidades começaram por ser mostradas em Lisboa, no ModaLisboa, superando qualquer expectativa. Na próxima semana vamos fazer o resumo do PortugalFashion, que também não deixou nada a desejar.

Começando na sexta-feira, dia 7, fomos presenteados com mais uma edição do Sangue Novo. Este segmento destina-se a lançar novos designers e dar a oportunidade aos recém formados de mostrar o seu talento. Primando pelos desfiles alternativos e experimentais, esta edição não foi diferente.

 A vencedora do Prémio ModaLisboa de Melhor Designer Nacional foi a Carolina Raquel, com a coleção cápsula Uma Forma Complexa. Com a harmonia perfeita entre a escultura e a moda, as suas peças são uma constante evolução. Começa no bloco de pedra que lentamente se vai despindo, culminando na quase nudez. 

Fotos de Ugo Camera

Na categoria de Melhor Designer Internacional, o grande vencedor foi Federico Protto. Já tendo feito um brilharete nas edições passadas, mostrou e provou que ainda tem muito na manga. Em MUSES 2019 o patchwork teve presença assídua, assim como a ilustração e o contraste de padrões improváveis (chevron e tartan, estou a falar de vocês), enchendo a passerelle a cada passo.

Fotos de Ugo Camera

Agora, ao nosso top 3 pessoal e uma vez mais, Luís de Carvalho não desilude. A elegância aliada à sofisticação são a sua imagem de marca, mas sem nunca ser aborrecido ou banal. Desta vez fomos presenteados com Surface, inspirado em Matthieu Bourel.  Aqui o designer explica as suas influências e os materiais usados: "A mistura de cores e diferentes imagens do trabalho de Matthieu Bourel levam-nos às matérias-primas, onde são evidentes os padrões de xadrez e pied-de-poule em várias tonalidades e em materiais como a lã, o algodão, a seda e o cupro. Laranja, bege, azul noite, roxo e rosa forte são as cores predominantes", in ModaLisboa.

Fotos de Ugo Camera

No número 2 da lista não podia faltar o desfile que deu de falar nesta edição: Valentim Quaresma com THE FUTURE IS NOW. Futurista meets steampunk feat anime talvez seja a melhor maneira de a descrever, mas uma coisa é certa: esta coleção não foi indiferente a ninguém. Ambientalmente consciente, as preocupações com a sustentabilidade sem personagem principal, sendo todos os materiais usados reciclados. 

Fotos de Ugo Camera

Last but least, ficamo-nos com Ricardo Andrez. É refrescante ver cada vez mais um cuidado com as questões ambientais dentro do âmbito da moda, tendo em conta que esta é das indústrias mais poluidoras do mundo. Ricardo Andrez (assim como Valentim Quaresma) decide dar o exemplo e utilizar tecidos em final de stock em desuso. A valorização do pensamento sustentável é o ponto fulcral desta coleção, resultando num aglomerado de peças interessantes, arrojadas e inovadoras. O sportswears encontra o chique e tem este resultado.

Fotos de Ugo Camera

Neste desfile tivemos o previlégio de contar com a presença de Bruno Brut, fotógrafo de moda, que fez a cobertura do mesmo e partilhou connosco as suas fotos. O instagram dele está aqui, assim como o seu portefólio está aqui. Um olhar de dentro deste ModaLisboa FW 19/20!

Fotos de Bruno Brut

Até terça!

- Joana Ré

  • Partilhe!

Também pode gostar...

0 comentários