Um Post Ecológico | Vamos fazer um Esforço para Mudar o Planeta

16:57

Embora seja do nosso conhecimento a importância que a vegetação tem na nossa vida, muitas vezes a ignoramos e menosprezamos.

A nível da alimentação, deveríamos comer mais vegetais, de maneira a melhorar a nossa saúde e diminuir a produção animal, mas é tão difícil resistir a um bom bife, a um suculento hambúrguer ou a uma pizza.

A nível ambiental, embora tenhamos o gosto pelo campo, por passear num jardim e respirar ar puro, a população mundial tem aumentado exponencialmente nos três últimos séculos, fazendo esgotar os recursos naturais, poluindo e exterminando florestas em prol do nosso bem-estar.


Mas a verdade é que a forma como vivemos é insustentável, e cabe-nos a nós fazer alguma coisa, por mais simples que seja, para tentar reverter o processo, ou pelo menos não o acelerar.

São pequenos hábitos que pode tomar que o vai fazer sentir melhor, porque sabe que está a fazer o bem, e pode ainda influenciar os que o rodeiam.

Tenha atenção à água que gasta - Não deixe torneiras a correr quando toma banho, quando lava a loiça, os dentes, etc...


Habitue-se a desligar as luzes cada vez que sai de uma divisão de sua casa ou local de trabalho.
Substitua as lâmpadas incandescentes por lâmpadas de baixo consumo. Apesar de serem mais dispendiosas, vai compensar nas contas no final do mês. 

Quando estiver a cozinhar, utilize sempre tampas nas panelas, de forma a acelerar o processo e economizar energia.
Evite abrir o forno, para a temperatura não se perder.

Faça reciclagem - vai ver que quando se habituar, irá fazê-lo de forma natural.
É importante não deitar no lixo doméstico produtos como óleos alimentares, pilhas e equipamentos electrónicos. Para estes existem contentores próprios, facilmente encontrados em centros comerciais. 

Ande mais a pé ou de bicicleta - beneficia o ambiente, a sua saúde e a forma física. 


Compre uma garrafa de água reutilizável - em vez de utilizar copos ou garrafas de plástico, existem muitas garrafas no mercado, com padrões e cores, que são eco-friendly, feitas com materiais que não prejudicam a nossa saúde.
https://www.clubefashion.com/acessorios-e-utensilios-de-cozinha/montra/produto/garrafa-sensations-com-filtro/21a9ee306a33a66f2201121e7ef999d721237
Utilize o Copo menstrual - talvez nunca tenha pensado nisto, mas a quantidade de tampões e pensos higiénicos que as mulheres utilizam cria um grande impacto na poluição do meio ambiente.
Para além disso, em raros casos, foram identificadas graves doenças por conterem substâncias tóxicas na sua composição.
Pode parecer estranho, mas esta solução é muito prática, higiénica, confortável, e para além de ecológica, vai também vai ajudar a sua carteira. 


Plante uma árvore - todos assistimos ao terror que assolou o país o verão passado.
Existem programas de voluntariado dedicados à conservação da floresta, que organizam iniciativas para que cada cidadão plante uma árvore.
Tenha também plantas em sua casa. Para além de dar um toque decorativo, vão purificar o ar.

https://www.clubefashion.com/hang-oasi-home/montra/produto/hoh-trio-smart-horizontal-%C2%96-branco/a37b897049c228ca1ba012e9789399b922837

https://www.clubefashion.com/hang-oasi-home/montra/produto/arkgami--buraco-direito/f3c4bdb2ec24756d74a646e02b18a54c22837

Estas são algumas sugestões para nos tornarmos mais conscientes e sustentáveis.
Ponha-as em prática para construirmos um futuro melhor.

You Might Also Like

0 comentários